Translate

sexta-feira, 24 de abril de 2015


Boas amigos! Terminado a unidade do som, iniciaremos uma nova unidade fiquem connosco!

Programação


Conceito de programação

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina.
Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.


Linguagem de programação



Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias.


 Linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível 

As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina. 
Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.


Algoritmo


A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objectivos corresponde àquilo a que se chama ALGORITMO. 
Um algoritmo é, por conseguinte, um conjunto ou sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar determinados objectivos.


Programa


Escrever um PROGRAMA de computador é, essencialmente, traduzir um algoritmo (ou conjunto de algoritmos interligados) para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador. Para se escreverem programas de computador foram inventadas linguagens de programação.



Ada Lovelace


Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace (10 de Dezembro de 1815 — 27 de Novembro de 1852), actualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa e hoje é principalmente reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projecto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma colecção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.





Sem comentários:

Enviar um comentário